data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Em atuação conjunta, a Justiça Federal de Santa Maria e o Ministério Público (MP) do Trabalho farão a doação de R$ 216,6 mil para agilizar a abertura de mais 10 leitos de UTI junto ao Hospital Regional de Santa Maria. Essa situação vinha sendo tratada, nas últimas semanas, com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e teve a mediação do Ministério Público Federal (MPF).
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Com o recurso, a ideia é que se consiga viabilizar para o quanto antes a compra de equipamentos e materiais hospitalares que possam colocar em funcionamento os 10 novos leitos de UTI junto à ala Covid-19. Assim, o hospital conseguiria dobrar a capacidade de atendimento. Uma vez que, atualmente, o Regional conta com 10 leitos de UTI e mais 40 leitos clínicos.
O tema vinha sendo tratado com reserva junto à Secretaria Estadual de Saúde que, neste mês, já havia prometido em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa a abertura destes 10 novos leitos até o fim do mês de julho. Porém, a dificuldade para a aquisição de equipamentos complementares aos respiradores pela SES e o recrudescimento dos casos do novo coronavírus em Santa Maria - que tem, até o momento, 21 mortes pela pandemia - levou o MPF a acionar a Justiça Federal e o MP do Trabalho para buscar uma ação conjunta.
Ao acompanhar o tema de longa data, a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller disse à coluna que viu a necessidade de uma pronta resposta frente ao atual cenário que desponta com uma taxa de ocupação de mais de 70% dos leitos de Covid na cidade.
- Há um esforço hercúleo dos órgãos públicos de Justiça locais na tentativa de aumentar a capacidade de atendimento hospitalar da população de Santa Maria e região. O esforço de ampliação de assistência hospitalar, neste momento, de uma agudização do surto, não pode estar dissociado de medidas como, por exemplo, o distanciamento social mais rigoroso, fiscalização mais efetiva e testagem ampla - avalia Bruna Pfaffenzeller.
REFORÇO IMPORTANTE
Junto com a procuradora, o juiz federal Jorge Luiz Ledur Britto (2ª Vara Federal de Santa Maria) e os procuradores do MP do Trabalho Alexandre Marin Ragagnin e Evandro Paulo Brizzi fizeram frente às tratativas quanto à possibilidade de duplicação do número leito do Regional.
Eles sinalizaram haver como realizar a compra dos equipamentos ao aportar recursos próprios da JF e do MP do Trabalho. As duas instituições irão disponibilizar recursos provenientes de cobranças de penas e multas que podem, quando necessário, dar apoio a instituições e causas assistenciais para a compra dos equipamentos necessários.
Isso, aliás, já foi feito, ainda em abril deste ano, por elas. Quando, à época, o Regional dava os primeiros passos para abrir os primeiros leitos. Naquela oportunidade, foram comprados mobiliários, lençóis, travesseiros e cobertores a serem usados nos leitos.
A autorização para as compras já foi dada ainda nesta sexta-feira. Uma vez realizada, a meta é que os 10 novos leitos estejam prontos e, em funcionamento, em até 20 dias.